O Museu do Brinquedo em Sintra abriu ao público uma Exposição Temporária intitulada “Primórdios do Brinquedo do Século XX”, sobre a Lego.
Trata-se de uma iniciativa conjunta com a Câmara Municipal de Tomar, em que estão patentes alguns brinquedos produzidos entre 1934 e 1978 provenientes de algumas das maiores colecções privadas de Lego.
A Lego foi formada em 1934 por Ole Kirk Christiansen em Billund, na Dinamarca, e dedicava-se ao fabrico de brinquedos em madeira. O nome tem origem na expressão “leg godt”, que traduzindo do dinamarquês significa “brinca bem” (em inglês “play well”).
Em 1949 inicia-se a produção dos primeiros blocos em celulóide, mas que devido ao tipo de plástico empregue não mereceu grande aceitação do mercado. Em 1954, o filho de Ole Christiansen inicia o desenvolvimento dos blocos Lego como hoje os conhecemos, registando a respectiva patente em Janeiro de 1958.
Em 1963, a produção dos blocos passa a ser feita em ABS, um plástico muito resistente e que se adequava perfeitamente às caracteristicas das peças Lego. Com uma tolerância de apenas 2um no fabrico de cada bloco, a Lego cedo adopta os modernos conceitos de qualidade que lhe permite garantir um elevado grau de consistência na sua produção.
Ao longo dos anos, a Lego diversificou para outras áreas como a criação dos Parques de Diversão Lego e a comercialização da marca de roupa infantil Lego, e estabeleceu diversas parcerias com produtores de filmes como “Star Wars”, granjeando uma enorme popularidade.
A Lego constitui uma referência indiscutível da nossa cultura, pelo que uma visita a esta mostra reveste-se do maior interesse. E devemos ainda aproveitar para vêr de novo a fantástica colecção de brinquedos do Museu do Brinquedo!