O Campeonato do Mundo de Pilotos de Fórmula 1 foi criado em 1950 pela FIA – Fédération Internationale de l’Automobile, por iniciativa do delegado italiano da sua Comissão Desportiva.
O campeonato seria composto por provas designadas Grand Prix, e os pilotos que participavam em acesas disputas ao volante de potentes bólides atraíram, logo desde a 1 ª.prova realizada em Silverstone, grandes multidões aos circuitos onde as corridas se realizavam.
Este sucesso despertou o interesse dos fabricantes de miniaturas da altura, que na medida do que era então tecnicamente possível, procuraram reproduzir os monolugares de Fórmula 1, para prazer de numerosos jovens que queriam reproduzir nas suas brincadeiras os feitos dos seus pilotos favoritos.
A Fórmula 1 evoluiu imenso desde então – e os modelos e as brincadeiras também!
Na imagem acima vemos o Alfa Romeo 158, pilotado por Nino Farina e Juan Manuel Fangio – vencedor e 2º.classificado, respectivamente, do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 em 1950 – lançado pela Dinky Toys em Agosto de 1952, e o Ferrari F10, pilotado por Fernando Alonso – o 2º.classificado no Campeonato do Mundo de 2010 – lançado pelas Edições Altaya em 2012.
Creio que neste caso se aplica bem o ditado “uma imagem vale por mil palavras”! Mas se é certo que todos nós, amantes do Desporto Automóvel, e da Fórmula 1 em particular, gostamos das mais perfeitas réplicas, não deixo de ter uma atracção irresistível por estes modelos mais antigos, cheios de um charme muito próprio…
Ao longo de vários artigos, vou destacar alguns dos modelos à escala 1/43, ou próxima dela, produzidos ao longo das últimas décadas, ilustrando assim não só a evolução da Fórmula 1 como também a que se verificou no fabrico dos modelos, hoje miniaturas de colecção.