Esta exposição temporária reúne peças do acervo do próprio Museu do Oriente e de diversos coleccionadores particulares, e que poderá visitar até 31 de Dezembro de 2011.
Com uma cuidada montagem na Galeria Nascente, a exposição mostra-nos a evolução dos brinquedos locais e tradicionais de distantes países do Sudoeste Asiático – da Índia a Myanmar – à sociedade industrial do universo asiático.
Ficamos a saber que a grande maioria dos jogos e brinquedos que conhecemos na Europa nasceram de facto na Ásia: o xadrês e o ludo foram inventados na Índia, o diabolo e o mikado na China, entre muitos outros exemplos. Foi Gautama Buda que, no séc.VI ou V a.C., documentou o primeiro conjunto de jogos e brinquedos (sobretudo de tabuleiro e de dados) que a Europa só viria a conhecer muito mais tarde.
Mas o continente asiático adoptou também alguns jogos e brinquedos estrangeiros: a macala da África árabe, os jogos de cartas desenvolvidos na Europa, e os brinquedos de lata e de celulóide norte-americanos.
Enquanto expressão de cada uma das sociedades representadas e da sua cultura, muito nos dizem estes brinquedos – uma exposição a não perder!